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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2153-1

Poster (Painel)


2153-1

A percepção dos licenciandos de Biologia do Pibid sobre suas regências e a inserção de questões sociocientíficas

Autores:
Aline Pinheiro 1, Pacheco 1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC , 2 UFABC - Universidade Federal do ABC

Resumo:
A formação do professor deve ser contínua e permanente. O programa do Pibid foi introduzido para melhorar a formação docente, seja ela inicial ou continuada para que consequentemente a situação da educação básica também melhore. Então questionamos: As questões sociocientíficas são trabalhadas nas atividades de ensino dos participantes do Pibid? Se são, como elas aparecem? Quais possibilidades são vislumbradas através delas? Se não, quais os fatores limitantes dessa inserção? Nesta perspectiva, o presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, em andamento, que tem como objetivo apontar os limites e as possibilidades da utilização de questões sociocientíficas em um grupo Pibid/Biologia. Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa. Para constituir os dados foi realizado acompanhamento das reuniões e entrevistas com os pibidianos. Os resultados parciais apontam indícios como o envolvimento dos alunos e o tempo das aulas como fatores potencializadores ou limitantes do trabalho com questões sociocientíficas.

Palavras-chave:
 Pibid , formação inicial, formação continuada , questões sociocientíficas, ensino de biologia