Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2138-1

Poster (Painel)


2138-1

A Experimentação Associada à “Metodologia Multiconteúdo”: uma proposta

Autores:
SOUZA-JR, E.V.1, SANTOS, M. A. S.1
1 IFG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

Resumo:
Enquanto que, por um lado, há a necessidade de se preocupar em um ensino que possa atender as expectativas na formação de um aluno, fornecendo não somente educação científica, mas compreensão da sociedade e do mundo. Por outro há o professor em meio a dificuldades com carga horária sobrecarregada e dificuldade na realização de atividades experimentais. Atrelado a concepção que as atividades experimentais em sala de aula levam o aluno ao compreender a relação entre o fazer e o pensar, a proposta da metodologia multiconteúdo sugere uma atividade experimental simples que o professor possa abordar vários conteúdos da disciplina química de forma contextualizada, minimizando os diversos percalços apontados para a prática do ensino-aprendizagem.

Palavras-chave:
 multiconteúdo, eletrólise, experimentação, metodologia