Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2107-1

Poster (Painel)


2107-1

As Concepções sobre a Natureza da Ciência de Professores de Física do Ensino Médio

Autores:
Mônica Biancolin1, Nelson Fiedler-Ferrara1, Cubas, J. J. Matozinho1
1 IFSP - Instituto Federal de São Paulo

Resumo:
A pesquisa foi realizada com dez professores efetivos de física do Ensino Médio da região do Alto Tietê. O objeto de estudo da pesquisa é a concepção sobre a natureza da ciência dos professores de física do Ensino Médio. Foram utilizados dois questionários para a coleta de dados: o primeiro com dez perguntas abertas (VNOS-C’, versão modificada do VNOS-C) e o segundo com 15 perguntas com respostas que admitem cinco possibilidades DF (discordo fortemente), D (discordo), I (incerto ou nenhum comentário), C (concordo) ou CF (concordo fortemente). O objetivo da pesquisa é o desvelamento das concepções sobre a natureza da ciência dos professores de física do Ensino Médio. Foram criadas quatro categorias para a análise das concepções: visão instrumental, visão estrutural, visão contextual e visão eclética. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos professores não apresenta uma única visão sobre a ciência, mas tendências majoritárias de uma visão.

Palavras-chave:
 professores de física, ensino médio, natureza da ciência