Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2099-1

Poster (Painel)


2099-1

Formação docente em saúde, educação interprofissional e interdisciplinaridade: saberes, fazeres e práticas

Autores:
Freitas, MAO1,1, Rossit, RAS1,1
1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Resumo:
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento com egressos da Disciplina de Formação Docente em Saúde, de uma universidade pública Federal em Santos, São Paulo. Tem como objetivo compreender, a partir da ótica dos egressos da disciplina, os saberes, fazeres e práticas, no e para o exercício da docência na perspectiva da Educação Interprofissional e da interdisciplinaridade. Os dados foram coletados em instrumento construído pelas pesquisadoras, Escala Likert composto por 30 assertivas distribuídas em quatro Núcleos Direcionadores: Competências, Desenvolvimento da Disciplina, Princípios Norteadores da Disciplina e Avaliação, um rol de 33 competências e 4 questões para respostas livres. Os dados receberam tratamento estatístico e foram calculadas médias simples das asserções. A Disciplina de Formação Docente em Saúde tem-se configurado como importante espaço de formação e aperfeiçoamento para a docência no ensino superior onde saberes, fazeres e práticas são o ponto alto de desenvolvimento da disciplina.

Palavras-chave:
 docência, interdisciplinaridade, formação, educação interprofissional


Agência de fomento:
não há