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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2084-1

Poster (Painel)


2084-1

Abordagens da Saúde em Livros Didáticos Brasileiros do Ensino Médio

Autores:
MARTINS, L.2,1, DIONOR, G. A.1, CARVALHO, G. S. de3, EL-HANI, C. N.1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UNEB - Universidade Estadual da Bahia, 3 UMINHO - Universidade do Minho

Resumo:
O livro didático desempenha papel central nos processos educacionais, sendo geralmente o único material de professores e estudantes. Porém, estudos têm mostrado suas diversas limitações. Assim, focando no ensino sobre saúde, investigamos, através da análise de conteúdo, os 24 livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD/2012. A análise foi realizada por meio de um instrumento que contemplou diversas variáveis típicas destas abordagens da saúde, através da sistematização de indicadores de saúde (conceito, determinantes, restauração, intervenções, etiologia, prevenção e aspectos), a partir dos quais podem ser identificadas as abordagens da saúde: biomédica ou socioecológica. Os resultados mostraram que uma abordagem biomédica da saúde, reducionista e focada apenas nos aspectos biológicos, predomina nos livros didáticos, apesar da abordagem socioecológica ter despontado como a mais adequada, por promover uma compreensão mais abrangente e integral da saúde, abordando-a como direito e dever dos indivíduos e das comunidades.

Palavras-chave:
 Análise de conteúdo, Educação em saúde, Ensino de ciências