Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2076-1

Poster (Painel)


2076-1

Abordagens da História da Ciência no Ensino de Ciências

Autores:
Núbia Martinelli1,1, Mackedanz L. F.2,1
1 FURG - Universidade Federal do Rio Grande, 2 PPGEC - FURG - Programa de Pós graduação em Educação em Ciências - química , 3 IFRS - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RS

Resumo:
O trabalho tem como objetivo discutir a inserção da História e da Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Ciências na educação básica, cotejando as diversas abordagens possíveis, trazendo conceitos como história e historiografia para embasar a reflexão, que esmiúça as abordagens internalista e externalista. Em que pese os professores das ciências naturais não tenham formação em história e filosofia, são eles os responsáveis por inserir os aspectos relativos à HFC nas disciplinas científicas, validando-se por esse motivo este trabalho, que propõe na sua conclusão a superação da dicotomia entre as abordagens tratadas e convoca os professores a estudarem a história da ciência, para poderem ensiná-la.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, história da ciência, estratégia pedagógica


Agência de fomento:
IFRS