Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2059-1

Poster (Painel)


2059-1

Formação inicial de professores de Física e Humanização da Ciência: Meios de cultivar o elo indissociável entre o ambiente escolar e a esfera social

Autores:
Priscila Santos1, Giselle Catarino1,2
1 UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2 UNIGRANRIO - UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

Resumo:
O artigo apresenta análises da fase inicial de uma pesquisa mais abrangente que envolve a leitura e análise das monografias produzidas pelos licenciandos em Física de uma Universidade pública do Rio de Janeiro durante o período de 10 anos. O objetivo é quantificar os trabalhos e descrever a curva de interesse dos licenciandos e seus orientadores pelos temas tratados, identificando referenciais teóricos utilizados pelos autores e a abordagem metodológica de pesquisa realizada. Como resultados parciais, temos as diversas categorias em que se encaixaram as monografias, procurando oferecer uma visão da evolução dos estudos da formação inicial dos professores de física e possíveis subsídios para a reflexão acerca da grade que hoje integra o curso de licenciatura e das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na área. Para este trabalho, foram lidas as monografias produzidas nos anos de 2013 e 2014.

Palavras-chave:
 Contexto Social, Ensino de Física, Formação Inicial, Humanização da Ciência


Agência de fomento:
PIBIC/UERJ