Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2054-1

Poster (Painel)


2054-1

DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS: APONTAMENTOS PARA UMA AVALIAÇÃO PLURALISTA EPISTEMOLÓGICA

Autores:
CUNHA, C1,3, PAGAN, A. A.2
1 UFS/ITABAIANA - Universidade Federal de Sergipe, 2 UFS - Universidade Federal de Sergipe, 3 FISE - Faculdades Integradas de Sergipe

Resumo:
Este artigo busca analisar as questões de um teste de desempenho escolar em ciências produzido a partir de uma perspectiva pluralista epistemológica, debatendo os resultados obtidos no eixo “Vida e Ambiente”. Para analisar o desempenho escolar em ciências, se fez necessário a aplicação de um questionário, contendo 10 questões acerca dos conteúdos específicos do eixo “Vida e Ambiente” e um questionário censitário. Foram coletadas as respostas de 611 alunos no nono ano da rede estadual de Sergipe. A partir dos dados coletados, analisamos o desempenho dos alunos em cada questão evidenciando as médias e frequências das respostas. Compreendemos que as questões foram capazes de avaliar os alunos acerca dos conteúdos de ciências, mas, principalmente, de evidenciar quão próximas as respostas deles estavam de um conhecimento científico/escolar.

Palavras-chave:
 desempenho escolar, ensino de ciências, pluralismo epistemológico, Vida e Ambiente


Agência de fomento:
FAPITEC/SE