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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2046-1

Poster (Painel)


2046-1

A alfabetização científica e o ensino por investigação como pressupostos teórico-metodológicos para a elaboração de uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade

Autores:
CASTRO, R.G.1, MOTOKANE, M.T.1
1 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
O presente trabalho baseia-se na proposição teórica de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre o conceito de biodiversidade. A SDI tem como referenciais teórico-metodológicos a alfabetização científica e o ensino por investigação. Isso é fundamental para uma proposta de ensino que almeja a formação cidadã dos estudantes para a atuação na sociedade. Nesse sentido, para democratizar o acesso aos conhecimentos científicos faz-se necessário que os estudantes conheçam a linguagem e a epistemologia da ciência. Partindo desta premissa, a sequência didática proposta tem como enfoque a discussão de um problema socioambiental a partir de atividades que desenvolvam habilidades do fazer científico nos estudantes, tais como o teste de hipóteses, a argumentação, trabalho com dados, dentre outros. Assim, a alfabetização científica e o ensino por investigação proporcionam um ambiente pedagógico que possibilita ao estudante ampliar a sua visão de mundo e torná-lo capaz de modificar a sua própria realidade.

Palavras-chave:
 Sequência didática investigativa, Biodiversidade, Alfabetização científica


Agência de fomento:
CAPES