Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2035-1

Poster (Painel)


2035-1

Currículo de Biologia no PVS/Cederj: investigando discursos de professores e alunos

Autores:
Vidal Assis Ferreira Filho1, Juliana Marsico Correia da Silva1, Marcia Serra Ferreira1
1 FE - UFRJ - Faculdade de Educação - UFRJ, 2 FE - UFRJ - Faculdade de Educação - UFRJ, 3 FE - UFRJ - Faculdade de Educação - UFRJ

Resumo:
Neste trabalho, investigamos os processos de construção de subjetividade de alunos e professores de Biologia de pré-vestibulares sociais. Para tanto, delimitamos, como campo de análise, um pré-vestibular social específico: o PVS/ Cederj. Assumimos uma abordagem discursiva para investigar a História do Currículo e das Disciplinas no/do tempo presente, em diálogo com Thomas Popkewitz e Michel Foucault. Analisando depoimentos de dois ex-alunos, dois tutores e um coordenador da disciplina, percebemos a constituição de dois pares binários: (a) um formado pelo aluno do PVS/Cederj em relação ao aluno considerado normal; (b) outro constituído pelo professor do PVS/Cederj em relação ao que não atua e que não conheceu, em sua trajetória escolar, limitações socioeconômicas. Percebemos que tanto professores quanto alunos do PVS/Cederj são posicionados como o outro, em um movimento que busca incluir, mas que também é produtor de um sistema de raciocínio que normatiza e que regula as subjetividades discentes e docentes.

Palavras-chave:
 currículo, discurso, história da disciplina escolar Biologia, pré-vestibular social, sistema de raciocínio