Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2027-1

Poster (Painel)


2027-1

Fazer Ciência, Abordar Questões Sociocientíficas: Diferentes objetivos demandam diferentes participações discursivas

Autores:
Santos, Vanessa1, El-Hani, Charbel2
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
Este trabalho visa a discutir os objetivos de aprendizagem da educação científica em termos teóricos. Para esse fim, adotamos construtos da perspectiva participacionista discursiva apresentada por Sadler (2009): comunidades de prática, Discurso e identidade. Essas definições foram usadas para analisar os quatro objetivos de aprendizagem delimitados por Hodson (2014): aprender ciência, aprender sobre ciência, fazer ciência e abordar questões sociocientíficas (QSCs). A partir das ideias de ambos os autores, apresentamos uma compreensão de cada um desses objetivos e, inspirados pela ideia de Sadler de que QSCs são contextos para práticas, reforçamos sua proposta de usar o arcabouço teórico adotado para desenvolver comunidades de prática escolares autênticas, baseadas, sobretudo na investigação sociocientífica e, não, na investigação científica. Por fim, trazemos uma proposta preliminar de como os objetivos de aprendizagem podem ser combinados nas comunidades de prática autênticas, que visam promover a cidadania engajada com base na abordagem de QSCs.

Palavras-chave:
 aprendizagem situada, discurso, objetivos de aprendizagem, questões sociocientíficas


Agência de fomento:
CAPES