Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2025-1

Poster (Painel)


2025-1

Analisando a produção textual de alunos do ensino fundamental a partir da Análise Crítica do Discurso

Autores:
Abreu, TB1, Gomes,F1
1 UFRJ - UFRJ/Campus Macaé

Resumo:
O presente trabalho é uma investigação inicial sobre o processo de aprendizagem de alunos da rede pública sobre conceitos básicos da Ciência. Os dados analisados foram coletados em uma situação de atividade extra-curricular com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Nesse estudo de caso estamos avaliando o grau de entendimento do processo de difusão por parte desses alunos a partir da execução de um experimento didático. Baseado na análise dos esquemas elaborados pelos alunos e tomando esses dados como elementos que ilustram o aprendizado dos alunos sobre o processo de difusão, podemos identificar duas linhas de raciocínio elaboradas por eles: uma que leva em consideração o estado de agitação das moléculas de água em função da temperatura e outro que considera o espaço entre as moléculas.

Palavras-chave:
 Aprendizagem, Análise Critica do Discurso, Experimentação


Agência de fomento:
Capes