Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2020-1

Poster (Painel)


2020-1

A construção do conhecimento sobre interações ecológicas pela educação dialógica-problematizadora percorrendo uma trilha no Cerrado

Autores:
Marineide Abreu Batista1, Santos, Mirley Luciene1
1 UEG - Universidade Estadual de Goiás

Resumo:
Mediante a necessidade de um ensino de Ciências mais atrativo é que foi proposta a presente pesquisa, na qual foi elaborada, aplicada e analisada uma atividade de campo e uma exposição de imagens fotográficas sobre Interações Ecológicas nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo foi averiguar a utilização de uma trilha ecológica como instrumento para a promoção de uma educação dialógica-problematizadora. Os dados coletados são predominantemente descritivos e incluíram a gravação das aulas, cuja preocupação se deu prioritariamente com a dialogicidade. O aluno apresentou-se como sujeito ativo, argumentando e buscando seus próprios conhecimentos a partir da interação com o professor. Ficou evidente o papel do professor como mediador da discussão, orientador dos caminhos que os alunos devem percorrer na construção de seus conhecimentos.

Palavras-chave:
 Ensino Fundamental, trilha educativa, Dialogicidade, Aula de campo


Agência de fomento:
FAPEG