Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2016-1

Poster (Painel)


2016-1

Desenvolvimento de uma Sequência Didática com enfoque em NdC&T/CTS para o ensino de conteúdos de Microbiologia em aulas de Biologia.

Autores:
Laressa Pereira Silva1, Maciel1
1 UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul, 2 UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo:
O ensino de Biologia envolve habilidades e competências científicas, podendo ser realizado de forma interdisciplinar, envolvendo diferentes conteúdos que oportunizam uma reflexão, durante sua abordagem, sobre o papel da Sociedade na Ciência e na Tecnologia (CTS) e vice-versa. O objetivo da pesquisa foi desenvolver, aplicar e a avaliar o potencial de uma SD com enfoque NdC&T/CTS na abordagem de conteúdos de Microbiologia para aulas de Biologia. Foram sujeitos da pesquisa estudantes matriculados em curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio de uma instituição de ensino pública. Os dados obtidos foram coletados a partir de gravação de vídeo e por meio de um questionário de opiniões sobre a SD. Os resultados evidenciam que a SD por nós elaborada e testada traz contribuições para o ensino de Microbiologia; é um recurso que se mostrou viável para que as percepções relacionadas ao enfoque NdC&T/CTS possam ser estimuladas e motivadas no ambiente escolar.

Palavras-chave:
 Aulas de Biologia, Enfoque NdC&T/CTS, Ensino de Microbiologia, Sequência didática