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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2007-1

Poster (Painel)


2007-1

A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIOESTE: TENSÕES ENTRE PERFIL PROFISSIONAL E OS ASPECTOS CURRICULARES

Autores:
Fabiana Aparecida de Carvalho1, Jéssica Laguilio Rodrigues1, Alexandre Scheifele1, Elio Jacob Henrrich Junior 1, André Luis Oliveira 1
1 UEM - Universidade Estadual de Maringá, 2 UEM - Universidade Estadual de Maringá, 3 UEM - Universidade Estadual de Maringá, 4 UEM - Universidade Estadual de Maringá, 5 UEM - Universidade Estadual de Maringá

Resumo:
A formação inicial de professores de ciências tem sido objeto das pesquisas em currículo que discutem a trajetória acadêmica e habilidades e competências profissionais. O presente estudo analisou a organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIOESTE, via análise documental do Projeto Político Pedagógico vigente. Esboça-se uma reflexão sobre as potencialidades e limitações do mesmo ao se apontar sua organização e a disposição das disciplinas didático-pedagógicas concomitantemente com as disciplinas de conhecimento científico. Pela carga horária, percebe-se a desproporção entre esses saberes e a valorização dos específicos em relação aos pedagógicos. Infere-se que isto interferirá na prática docente inicial, na inter-relação entre os conhecimentos apreendidos no ensino superior e didatizados no ensino básico e na compreensão da biologia de forma integrada. O atual currículo disponibiliza uma formação que contribui mais para o perfil profissional pesquisador do que para o perfil profissional de professor em ciências e biologia.

Palavras-chave:
 Currículo, Ensino de Ciências e Biologia, Formação Inicial Docente