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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1983-1

Poster (Painel)


1983-1

Atividade Experimental Investigativa – uma possibilidade no ensino de Ciências nos anos iniciais

Autores:
Alessandra Daher1, Vera Machado1
1 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo:
O interesse pelo tema surgiu ao percebermos a dificuldade dos professores regentes e dos professores do laboratório de Ciências em trabalhar com Atividade Experimental (AE) nos anos iniciais. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo compreender como esses profissionais utilizam a AE com os estudantes dessas turmas. O estudo contou com a participação de 11 professores. A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio da gravação dos áudios de uma atividade de formação, transcritos e analisados de acordo com o método de análise do conteúdo. Isso possibilitou constatar que os professores envolvidos concebem a importância da AE nesse nível de escolaridade, porém estão presos a ela como roteiros prontos, tendo dificuldades em incorporar a investigação nesse processo. Diante disso, consideramos fundamental que a formação inicial e continuada de professores possibilite momentos de estudo, colaboração e reflexão crítica sobre essa temática.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, atividade experimental investigativa, anos inicias


Agência de fomento:
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)