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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1968-1

Poster (Painel)


1968-1

Diversidade e Educação em Ciências. Reflexões sobre ciência moderna ocidental e outros conhecimentos tradicionais

Autores:
De Faria1, Gomes1, Lacerda1, Barbosa Neto1, Coutinho1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
O presente artigo busca defender a importância da diversidade no ensino de ciências, articulando de forma contra colonizadora os saberes tradicionais ancestrais com a produção da ciência moderna ocidental. Neste sentido, busca encontrar pontos de conexão entre a educação em ciências, os estudos sobre as ciências, a antropologia, a filosofia, a sociologia e as vozes das comunidades tradicionais. Os textos para nossa análise e reflexão compõem um corpus que se situa, na pesquisa e no ensino, fora dos limites epistemológicos impostos por uma abordagem assimétrica dos conhecimentos. Consequentemente, assumimos as abordagens teórico-metodológicas que respeitam as diferenças e que reconhecem a ideia de que as divergências contribuem para a produção de um mundo comum.

Palavras-chave:
 ensino e aprendizagem de ciências, diversidade, ciência moderna ocidental, conhecimentos tradicionais


Agência de fomento:
CNPq e FAPEMIG