Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1967-1

Poster (Painel)


1967-1

Analogias, concepções e uso na sala de aula: um estudo de caso acerca do tema

Autores:
Santana, I. C. H.1, Santos, F. A.1, Feitosa, E. M. A.1, LIMA, J. C. T.1
1 FACEDI/UECE - Faculdade de Educ Itapipoca/Universidade Estadual do Ceará

Resumo:
A linguagem análoga representa um instrumento didático para a mediação de conceitos científicos, buscando promover o estabelecimento entre conhecimentos novos e familiares. Esta aproximação é comumente explorada no Ensino de Ciências em livros didáticos ou por professores. Mediante o papel ocupado por este instrumento, é necessário conhecer as prévias concepções dos professores acerca do tema. Objetivando este entendimento, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, através do Estudo de Caso, tendo como instrumento de coleta o questionário, aplicado a quatro docentes das disciplinas de Ciências, Biologia e Química. Por meio desta ação foi possível perceber dificuldades, como conceituar analgias, carência de atividades formativas sobre a temática, e o uso inconsciente e assistemático. Deste modo, evidenciou-se a necessidade de problematização do tema dentro dos espaços de formação inicial e continuada de professores, para que seja compreendido o potencial construtor inerente ao ensino com analogias.

Palavras-chave:
 linguagem análoga, ensino de biologia, ensino de química, ensino de ciências


Agência de fomento:
Universidade Estadual do Ceará - UECE