Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1958-1

Poster (Painel)


1958-1

Atividades de leitura e escrita em aulas de Ciências: reflexões sobre linguagem e conhecimento escolar

Autores:
Maria Matos; Matos, M.1,2
1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2 CAP-UFRJ - Colégio de Aplicação da UFRJ

Resumo:
O objetivo do texto é discutir transformações da linguagem que ocorrem na construção do conhecimento escolar em Ciências no âmbito da sala de aula, especialmente em atividades que envolvem produções escritas. Com uma perspectiva bakhtiniana e a concepção de conhecimento escolar como saber específico, foram analisados diálogos de aulas de Ciências de uma turma de sexto ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os diálogos ocorreram em uma atividade pedagógica de escrita e outra de leitura que envolveram diferentes formas de pedagogização do conhecimento científico. Os resultados mostraram que a mediação didática na sala de aula envolve diálogos entre gêneros primários e secundários do discurso, de maneira que a linguagem vai se tornando mais complexa e abstrata, forma mais relacionada à escrita. Assim, a elaboração do conhecimento escolar em Ciências pode favorecer o desenvolvimento da linguagem escrita pelos estudantes.

Palavras-chave:
 conhecimento escolar, formação em leitura e escrita, linguagem