Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1953-1

Poster (Painel)


1953-1

Dificuldades enfrentadas por professores na implementação de propostas CTS

Autores:
FERNANDES, R. F.1, STRIEDER, R. B.1
1 UNB - Universidade de Brasília, 2 UNB - Universidade de Brasília

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar dificuldades enfrentadas por seis professores de escolas públicas do Brasil no desenvolvimento de propostas de ensino interdisciplinares balizadas pelos pressupostos da educação Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS). Esses professores do Ensino Médio faziam parte de um projeto vinculado ao programa Observatório de Educação e no último ano de vigência do mesmo concederam entrevistas semiestruturadas que foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva. Os professores apontaram dificuldades associadas ao planejamento coletivo, aos conhecimentos que possuem sobre CTS e interdisciplinaridade e à necessidade de articular teoria e prática. A partir disso, indicam que a maneira como as coordenações pedagógicas são organizadas e conduzidas nas escolas se configuraram como um desafio a ser enfrentado para o desenvolvimento de propostas CTS/Interdisciplinares no Ensino Médio.

Palavras-chave:
 educação CTS, interdisciplinaridade, ensino de ciências