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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1944-1

Poster (Painel)


1944-1

A interação social em Paulo Freire e Vygotsky como referencial teórico na reflexão sobre as interações discursivas na aprendizagem de Física

Autores:
BIRZNEK, Fernando C.1, HIGA, Ivanilda1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo:
As interações discursivas são de grande importância para nossa aprendizagem. Desde que nascemos estamos imersos em uma cultura e a partir da interação com as pessoas ao nosso redor vamos nos desenvolvendo. Como essas interações participam no processo de aprendizagem? Este artigo tem como objetivo discutir a importância da interação social para o desenvolvimento da aprendizagem, com base em autores como Paulo Freire e Vygotsky, explorando conceitos como curiosidade, funções psicológicas superiores, ensino tradicional, conceito vazio e palavra sem significado. Em seguida são discutidos alguns estudos recentes sobre a argumentação e interação na aprendizagem de Ciências e Física, fazendo aproximações desses estudos com os conceitos dos teóricos mencionados. Finaliza-se com uma reflexão sobre as implicações destes conceitos no ensino e aprendizagem de física.

Palavras-chave:
 interação discursiva, discurso, Vygotsky, Freire