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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1935-1

Poster (Painel)


1935-1

Educação do Campo e Ensino de Ciências: Contribuições da Perspectiva Freireana para o Trabalho Docente

Autores:
GONÇALVES, M.M.1, BRICK, E.M.1
1 UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo:
Este trabalho de natureza empírica buscou analisar a possibilidade de relação entre a seleção de conhecimentos escolares – tema de grande centralidade nas discussões sobre construção de currículos – e as contribuições da perspectiva freireana para o Ensino de Ciências, no âmbito da Educação do Campo. A partir da observação realizada entre os anos de 2014 e 2016 no município de Rio Negrinho, no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina, pretendeu-se apontar quais os aspectos de convergência entre as diretrizes da Educação do Campo e o pressuposto da pedagogia dialógico-problematizadora, de tomar a realidade como ponto de partida e de chegada. A metodologia utilizada baseou-se nas cinco etapas da abordagem temática freireana e, com base nos dados analisados, os resultados prévios da pesquisa destacam as possibilidades de superação do modelo escolar linear e fragmentado que desconsidera a realidade dos sujeitos.

Palavras-chave:
 educação do campo, Paulo Freire, seleção de conhecimentos escolares.