Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1923-1

Poster (Painel)


1923-1

Biomas no Ensino de Ciências: uma abordagem através da Educação Ambiental Crítica e Modelo de Investigação na Escola

Autores:
Rua, M. B.1, Silva, L. L.1, Bomfim, Alexandre Maia Do.1
1 IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Resumo:
Neste trabalho consta uma investigação sobre a abordagem da Educação Ambiental Crítica em ensino de ciências, utilizando a metodologia Modelo de Investigação na Escola (MIE). A ideia surgiu a partir das inquietações das mestrandas com o processo de ensino-aprendizado, em relação a Educação Ambiental Crítica e suas vertentes no ensino de ciências. O objetivo foi analisar o impacto de uma prática de ensino em Educação Ambiental crítica a partir de problemas nos biomas locais, utilizando essas intervenções como recursos de ensino-aprendizagem de ciências no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos sobre os problemas ambientais. A pesquisa foi realizada por professoras-pesquisadoras por meio de aulas de ciências ministradas no ensino fundamental II, sexto ano, de uma Escola Municipal localizada no Município de Magé (RJ). Os resultados da pesquisa demonstram a importância de atividades que estimulem o interesse dos educandos, possibilitando uma Educação Ambiental Crítica que se distancie da conservadora.

Palavras-chave:
 biomas, educação ambiental crítica, ensino de ciências, meio ambiente e ensino