Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1921-1

Poster (Painel)


1921-1

A pesquisa sobre o uso dos quadrinhos no ensino das Ciências da Natureza apresentadas nos ENPECs de 1997 a 2015.

Autores:
SANTOS, V. J. R. M. 1, GARCIA, R. N. 1
1 UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo:
O uso dos quadrinhos como estratégia de ensino tem sido objeto de investigação de algumas pesquisas. Com o objetivo de avaliar a produção científica nesta temática, fez-se uma busca nos ENPECs de 1997 – 2015. As categorias consideradas para a análise foram: (1) frequência dos artigos encontrados nos ENPECs e citados no Google Acadêmico; (2) áreas/linhas temáticas ao quais estes artigos estão relacionados; (3) estado e região dos artigos; (4) o nível de ensino e a disciplina/área do conteúdo. Os resultados demonstraram que existe uma baixa produção acadêmica nesta temática, embora tenha ocorrido um crescimento nos últimos anos. O Estado de São Paulo produziu o maior número de artigos utilizando quadrinhos no ensino de ciências e a maioria das pesquisas ocorreram na Educação Básica. A pesquisa sobre o uso dos quadrinhos como motivação para o aprendizado científico aparece, portanto, como um campo a ser explorado em qualquer nível de ensino.

Palavras-chave:
 ciências, ENPECs, ensino, quadrinhos