Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1919-1

Poster (Painel)


1919-1

Identificação de modelos pedagógicos presentes nas concepções sobre ensino de ciências de professores da educação básica

Autores:
Pugliese, G. O.1, FERNANDES, RCA2
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Este artigo descreve o processo de desenvolvimento e aplicação de um instrumento de pesquisa que busca identificar modelos pedagógicos no ensino de ciências. Ele resulta de pesquisa anterior sobre caracterização de programas educacionais segundo modelos pedagógicos de ensino de ciências propostos por Fernandes (2015): Tradicional, Redescoberta, Tecnicista, Construtivista, Sociocultural e Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A partir do estabelecimento das tendências dos modelos pedagógicos retratados em pesquisas sobre práticas pedagógicas no Brasil, identificou-se a necessidade de criar um instrumento que auxiliasse a identificação desses modelos nas práticas escolares e que contribuísse para a pesquisas em ensino de ciências. Portanto, elaboramos um questionário que apresentamos como instrumento de identificação de modelos pedagógicos. Como resultado do processo de elaboração e aplicação desse questionário, identificamos que ele fornece indícios das crenças e tendências prevalentes no processo de ensino e pode, portanto, ser utilizado como um dos instrumentos para identificação dos modelos pedagógicos de ensino de ciências.

Palavras-chave:
 modelos pedagógicos, ensino de ciências, metodologia de pesquisa, instrumentos de pesquisa em educação, concepções de professores


Agência de fomento:
CAPES