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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1903-1

Poster (Painel)


1903-1

Cultura da Performatividade e o Tensionamento da Autonomia Docente

Autores:
dos Santos, R. M.1, Selles, S. E.1
1 UFF - Universidade Federal Fluminense

Resumo:
Neste artigo, objetiva-se discutir autonomia docente tomando como referência tecnologias de política, dentre outras possibilidades teóricas, para compreender políticas educacionais que associam currículo e avaliação. Essa nova cultura, que se expande nos sistemas educacionais pelo Brasil, produz a tese de que o principal responsável pelo baixo desempenho dos alunos nas avaliações e, por conseguinte, da baixa qualidade da educação, é o professor. E ainda que, para se solucionar o problema da qualidade é necessário fiscalizar, corrigir e padronizar o trabalho docente para que se alcancem os resultados desejados. Deste modo, pretende-se examinar em que medida orientações curriculares como o currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro e proposições de um sistema de avaliações para os alunos da rede estadual colocam em xeque o trabalho docente.

Palavras-chave:
 Autonomia Docente, Performatividade, Currículo, Avaliação, Tecnologias de Políticas


Agência de fomento:
Capes, FAPERJ