Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1902-1

Poster (Painel)


1902-1

Elementos para pensar a Formação Continuada de Professores de Ciências da Natureza: estudo de casos múltiplos.

Autores:
Ramos, F. A.1, Fonseca, C. V.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
O presente trabalho busca descrever uma investigação qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos, que envolveu três professores da área de Ciências da Natureza que atuam em uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Objetivou-se que esses movimentos de pesquisa fornecessem elementos considerados indicadores específicos para a construção de ações futuras de formação continuada. Tendo-se como referência a produção acadêmica contemporânea da área educacional e as diretrizes nacionais para as licenciaturas, foi construído e aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, utilizando-se análise de conteúdo como técnica interpretativa das respostas descritivas. Os extratos analíticos revelaram convergências e divergências das visões dos sujeitos sobre as virtudes e fraquezas oriundas de seus cursos de formação inicial, bem como especificidades das condições de trabalho e do perfil profissional de cada docente que apresentam potencial para nortear, ainda que de modo parcial, o planejamento desejado.

Palavras-chave:
 formação continuada, trabalho docente, licenciatura