Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1886-1

Poster (Painel)


1886-1

Estudo da evolução conceitual entre Licenciandos em Química.

Autores:
Mimo, Maria Victória Cadamuro1,2, Ayla Roberta Galaço1,2, Joana de Jesus de Andrade1,2
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 3 FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Resumo:
O presente trabalho teve como escopo estudar e identificar a apropriação e a evolução de conceitos de química necessários para a compreensão de fenômenos cotidianos entre alunos de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública. Buscou-se compreender como o ensino de Química está contribuindo para a formação dos futuros professores, já que o conhecimento de química em contextos cotidianos é uma das habilidades esperadas do professor pelas instituições de ensino na educação básica. Em termos metodológicos a pesquisa se valeu da formulação e aplicação de um questionário que relacionou conceitos químicos e cotidiano, e foi aplicado para licenciandos em química do primeiro ao quinto ano. Os resultados mostraram que a construção deste conhecimento passa por complexos processos de desconstrução e reelaboração; não ocorre de forma linear e; mesmo no último ano do curso, a explicitação dos fenômenos cotidianos não ocorre de forma clara e cientificamente adequada.

Palavras-chave:
 Evolução conceitual, Ensino de Química, Cotidiano, Formação inicial de professores