Poster (Painel)
1867-1 | A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES ENTRE ALUNO E PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | Autores: | VERGARA-DOMINGUES1, RITTER, Jaqueline1 1 FURG - universidade Federal do Rio Grande, 2 FURG - universidade Federal do Rio Grande |
Resumo: Frente aos desafios que se apresentam aos professores no atual contexto educacional, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem do aluno, está a qualidade dos processos interativos, tema desta pesquisa. Visando melhor compreender a interação que se estabelece entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem, construiu-se a seguinte problemática de pesquisa: é possível apontar indícios de que as interações entre aluno e professor influenciam o ensino e aprendizagem? Como? De que forma? Assim, interpretou-se a fala de um professor, sujeito da pesquisa, no sentido de captar tais influências e relações, reconhecidas como de ‘mediação’. A metodologia usada para realização deste estudo é a da pesquisa qualitativa, cujos dados foram analisados por meio da análise textual discursiva (ATD) de uma entrevista semiestruturada. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Interação professor-aluno, Ensino com sentido para a vida |