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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1861-1

Poster (Painel)


1861-1

Contribuições teórico-metodológicas para a análise de políticas públicas educacionais

Autores:
ANIC, C. C. 1, Silva-Forsberg, M. C. 2
1 IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Amazona, 2 UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Resumo:
Enquanto campo de conhecimento, a área de Políticas Públicas encontra-se em processo de consolidação na produção científica brasileira. As políticas são construídas em diversos contextos, frequentemente copiadas e adaptadas de outras realidades, envolvendo confrontos de valores, interesses, e culturais; portanto, é necessário que sejam considerados os diversos contextos (históricos, econômicos, sociais) nos quais elas foram formuladas e implementadas. A partir de uma pesquisa bibliográfica, partimos do surgimento da área de análise de Políticas Públicas para apresentar alguns conceitos relativos à definição de políticas públicas e políticas educacionais, além de aspectos gerais do modelo do ciclo de políticas de Stephen Ball, o qual constitui uma importante ferramenta para a análise de políticas públicas educacionais. Dada a complexidade e o caráter contínuo da formação docente, é imprescindível conhecermos em quais contextos são criadas e efetivadas as políticas que orientam e norteiam a formação de professores.

Palavras-chave:
 políticas públicas, ciclo de Ball, formação de professores