Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1851-1

Poster (Painel)


1851-1

Educação Alimentar e Nutricional, no Ensino Fundamental: Resultados de uma estratégia sustentada pelos eixos teóricos Aprendizagem Significativa, Conteúdos de Aprendizagem e Multiplicidade Representacional.

Autores:
Frasson, F.1, Laburú, C. E. 1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Discussões sobre a necessidade da criação de uma escola voltada para a formação de cidadãos críticos, em consonância com as preconizações feitas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos permitem idear que a educação alimentar e nutricional é um tema relevante, que deve ter lugar na escola. Apesar de extensa bibliografia tratando tal temática, é escasso o número de pesquisas que o investigam à luz de teorias de aprendizagem. Sendo assim, nosso objetivo com este trabalho foi identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a proposição, construída simultaneamente por escolares, depois de expostos a um ensino planejado sob o viés da multiplicidade representacional. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental, em Londrina-PR. O estudo é qualitativo, do tipo análise de caso. Os resultados mostram que a abordagem, sustentada na congregação dos referenciais teóricos citados, permitiu que o aprendiz alcançasse aprendizagem significativa em educação alimentar e nutricional.

Palavras-chave:
 Educação Alimentar e Nutricional, Teoria da Aprendizagem Significativa, Conteúdos de Aprendizagem, Multiplicidade Representacional


Agência de fomento:
CAPES e CNPq