Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1839-1

Poster (Painel)


1839-1

Ensino de Ciências através de Aplicações de Tecnologias Digitais para o Ensino Médio – uma pesquisa teórica

Autores:
Kelly Meinerz Gonçalves1, Edson Luiz Lindner1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Esta pesquisa teórica aborda a aplicação de tecnologias digitais no Ensino de Ciências em escolas de Ensino Médio, baseando-se no repositório virtual da Universidade de São Paulo denominado LabVirt. Primeiramente, foram realizadas pesquisas teóricas sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e da importância dos jogos digitais nos processos de ensino/aprendizagem. Em seguida, foram analisadas as simulações e projetos educacionais disponíveis no LabVirt. Identificaram-se 500 simulações e 31 projetos educacionais divididos entre Física e Química. O conteúdo com maior número de simulações na disciplina de Física foi Mecânica e na de Química foi Reconhecimento e Caracterização das Transformações Químicas. Os projetos educacionais foram relacionados ao ensino de Mecânica e Eletricidade. Revelou-se uma demanda por simulações e projetos educacionais no Ensino de Ciências. Esse trabalho inicial serviu como base para investigações futuras referentes a outros repositórios, a outras aplicações de tecnologias digitais, ao atendimento da demanda educacional.

Palavras-chave:
 tecnologias digitais, ensino de ciências, aprendizagem