Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1835-1

Poster (Painel)


1835-1

Ensino de biologia e diálogo intercultural: possibilidades a partir de um conto.

Autores:
Geilsa Costa Santos Baptista1, Jairo Robles Piñeros2
1 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
Apresentamos parte dos resultados de um estudo qualitativo que teve por objetivo explorar possibilidades de diálogo intercultural no ensino de biologia a partir da leitura e interpretação de contos envolvendo temáticas da natureza durante a realização de um atelier. Para a escrita deste trabalho, foram utilizadas as anotações dos participantes referentes às suas leituras de apenas um destes contos, com posterior análise do seu conteúdo. Os resultados indicam variadas possiblidades de conteúdos para trabalhar o ensino intercultural de biologia: Linguagens; Luz solar; formação geológica da Terra; Estações do ano; Ecologia da Caatinga; Controle biológico e conservação; Solo e ciclo da água e Antropomorfização. Concluímos que os contos podem servir como subsídio didático alternativo para que os professores ensinem conteúdos científicos tendo por base o diálogo e contextualização sociocultural de saberes, o que poderá contribuir para a valorização da diversidade cultural e ampliação das concepções prévias dos estudantes com ideias científicas.

Palavras-chave:
 Contos, Diálogo Intercultural, Prática Pedagógica