Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1803-1

Poster (Painel)


1803-1

A Alfabetização Científica a partir da experimentação no ensino de lentes esféricas: possibilidades e limitações.

Autores:
Thalissa Gabriela Gurjão Martins1, ERICK ELISSON HOSANA RIBEIRO2,1, Ayreson dos Santos Ayres1
1 UEPA - Universidade do Estado do Pará, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
Um dos grandes desafios no ensino de Física está relacionado a estimular a construção e apropriação de conceitos científicos pelos estudantes, despertando uma visão mais abrangente sobre a natureza e seus fenômenos. Nesse contexto, surgem as propostas relacionadas ao processo de alfabetização científica no ensino de ciências que visam contemplar estas necessidades. Partindo deste princípio, o objetivo deste trabalho é investigar as possibilidades e limitações ao promover a alfabetização científica e a construção de conceitos acerca das lentes esféricas, na interface de uma atividade pedagógica baseada na experimentação. Assumindo a forma qualitativa, esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino situada no Distrito de Mosqueiro/PA, e os dados foram obtidos através de questionários complementares aplicados durante a execução da atividade. A análise orientou-se a identificar os Eixos Estruturantes propostos por Sasseron e Carvalho a partir da abordagem experimental.

Palavras-chave:
 alfabetização científica, experimentação, lentes esféricas