Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1798-1

Poster (Painel)


1798-1

As atividades experimentais na formação inicial de professores de Química: permanências e transformações

Autores:
Fábio Peres Gonçalves1, Beatriz Biagini1, Renata Isabelle Guaita1
2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Investigou-se como se caracterizaram aprendizagens sobre “atividades experimentais no ensino de Química/Ciências” de licenciandos em Química durante a participação em uma componente curricular de Ensino de Química. Foram analisadas produções textuais discentes que constituíam os portfólios da componente curricular. Esse material foi examinado segundo os procedimentos da análise textual discursiva. Entre os resultados se destacam: a) a apropriação de conhecimentos relativos à valorização da participação discente durante as atividades experimentais; e b) as permanências e transformações dos conhecimentos discentes concernentes à associação entre atividades experimentais e motivação. Com o exposto, interpreta-se que as aprendizagens dos licenciandos foram caracterizadas por permanências e transformações de conhecimentos acerca das “atividades experimentais no ensino de Química/Ciências”, de modo a valorizar em alguma medida a abordagem adotada no estudo do assunto na formação inicial de professores de Química.

Palavras-chave:
 formação de professores, atividade experimentais, ensino de química