Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1796-1

Poster (Painel)


1796-1

Educação em Ciências e os anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com a produção acadêmica

Autores:
IÔNE INÊS PINSSON SLONGO1, Rubiana do Nascimento Souza 1
1 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul , 2 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul , 3 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul , 4 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo:
Este estudo bibliográfico apresenta dados sobre a produção acadêmica nacional em Educação em Ciências, com recorte para os anos iniciais. Levantou dados de 176 teses e dissertações defendidas entre 2008 a 2015 e 64 artigos publicados em periódicos Qualis da área de Ensino, no período de 2000 a 2015. Foram identificados: origem desta produção, área de avaliação à qual pertencem os programas geradores dos estudos, focos temáticos prioritários e conteúdos da área de Ciências envolvidos. Os dados indicam crescimento desta produção científica, elaborada principalmente em programas de pós-graduação das regiões Sudeste e Sul. As problemáticas estudadas estão ligadas principalmente aos focos Formação de Professores, Recursos Didáticos e Formação de Conceitos. A maioria dos trabalhos decorre de programas da área da Educação, embora a área de Ensino tenham mostrado produção significativa. Sobressaem-se os conteúdos de Ciências ligados ao bloco Vida e ambiente, havendo baixa produção sobre os demais blocos temáticos.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, Anos iniciais, Teses, dissertações e artigos, Estado do conhecimento


Agência de fomento:
Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS (PRO-ICT/UFFS).