Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1792-1

Poster (Painel)


1792-1

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPLORANDO A FLUTUABILIDADE NA PRÉ ESCOLA

Autores:
SCHNEIDER,M.C.2,2, DUARTE, M.C.2,2, SILVA, L. H. A2,2
2 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo:
Este trabalho apresenta uma investigação realizada na Educação Infantil, para verificar como as crianças constroem concepções em Ciências, especificamente, relativas aos conceitos sobre o flutuar e o não flutuar. Analisamos a natureza dialética dos conceitos cotidianos e científicos, por meio do desenvolvimento de uma atividade investigativa sobre flutuabilidade com crianças de uma instituição pública de Educação Infantil, localizada em um município do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados da investigação foram registrados em diário de campo e vídeo gravação e analisados à luz do referencial histórico cultural do desenvolvimento humano, fundamentado nas ideias de Vygotsky. Os resultados da análise dos dados evidenciaram que a atividade investigativa contribuiu para a elaboração do conhecimento das crianças sobre flutuação.

Palavras-chave:
 flutuabilidade, crianças, Vygotsky