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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1775-1

Poster (Painel)


1775-1

A atividade de campo como prática reflexiva na formação inicial de professores

Autores:
Adriana Pugliese1, Denise Villas-Bôas2, Lucas Savassa3, Ingrid Araújo4, Tamiris Patricio2, THAMARA SIQUEIRA5
1 UFABC - Universidade Federal do ABC, 2 UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul, 3 SEE-SP - E. E. Professora Thereza Dorothea de Arruda Rego, 4 SME-SP - EMEF Humberto de Campos, 5 IESH - Instituto Educacional Santa Helena

Resumo:
As atividades de campo são fundamentais nos cursos de formação de professores, especialmente quando atreladas às disciplinas de cunho pedagógico, pois despertam reflexões sobre a profissão, possibilitando assumir uma postura responsável e de participação como protagonistas na implementação de políticas educativas. Baseando-se na literatura sobre formação docente em espaços museais, o objetivo deste trabalho foi apontar e discutir a importância da atividade de campo como mecanismo de formação docente e prática de ensino. Realizou-se o acompanhamento de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Sesc Itaquera, localizado na zona leste da cidade de São Paulo, sendo a área de maior mancha de vegetação da região. Essa ação formativa demonstrou aos licenciandos: diversidade de ambientes, diversos conteúdos que poderiam ser tratados por eles, mas principalmente gerou antes, durante e após a visita, uma discussão com oportunidade de reflexão sobre valores de diferentes naturezas, imprescindíveis às mudanças comportamentais e atitudinais.

Palavras-chave:
 formação de professores, educação não formal, atividade de campo