Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1763-1

Poster (Painel)


1763-1

Elementos do ensino por investigação em sequências didáticas elaboradas por licenciandos de biologia

Autores:
SOUZA, A. M.1, SILLES, B. S.1, CARDOSO, M. J. C.2, SCARPA, D. L.1
1 IB - USP - Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2 IF - USP (PIEC) - Instituto de Física da Universidade de São Paulo

Resumo:
O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) pode contribuir para o aprendizado sobre a produção do conhecimento científico e no desenvolvimento de habilidades pelos estudantes. Como professores apresentam dificuldades para trabalhar com o ENCI, é importante que essa abordagem de ensino seja trabalhada na formação inicial de professores. Este trabalho tem como objetivo identificar quais elementos de EnCI são mais recorrentes em sequências didáticas elaboradas por licenciandos de biologia. Para isso, relatórios de intervenção produzidos pelos licenciandos foram analisados através da ferramenta de Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI). O estabelecimento de problema ou questão e de procedimentos de investigação, bem como o estímulo, aos alunos, no desenvolvimento de hipóteses, coleta de dados, elaboração de conclusões e trabalho em grupo foram os aspectos presentes mais presentes, indicando que, apesar das dificuldades enfrentadas por professores na utilização do EnCI, vários elementos foram colocados em prática.

Palavras-chave:
 ensino de ciências por investigação, ensino de biologia, formação inicial de professores