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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1762-1

Poster (Painel)


1762-1

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DO ESTADO O ESPÍRITO SANTO

Autores:
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa1, Comarú, Michele Waltz2
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas , 2 IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo:
Essa foi uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com o objetivo de entender as contribuições do Pibid-UFES/biologia à formação inicial de professores de Ciências, no norte do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2010 e 2013. Foram entrevistados 07 bolsistas e, pela análise textual discursiva, identificadas categorias de análise e proposições de discussões sobre a sua relação com a carreira docente e as contribuições do Pibid para a sua formação durante a participação no Programa. Revelou-se que a experiência reflexiva-crítica sobre a prática pedagógica e a carreira docente, durante sua participação no Pibid, desmitificou tabus sobre a educação pública, (re) construindo conceitos e interesses sobre a docência, evidenciando a importância do professor supervisor e da vivência do licenciando no contexto escolar, contribuindo relevantemente na formação inicial dos futuros professores de Ciências da Educação Básica, nesse grupo de licenciandos.

Palavras-chave:
 pibid, formação inicial de professores, professores de ciências


Agência de fomento:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo – FAPES