Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1760-1

Poster (Painel)


1760-1

A Influência no Processo de Aprendizagem, da Conduta Profissional e da Metodologia de Ensino do Professor de Química, Sob a Perspectiva do Aluno

Autores:
ROMAN, Cristine Cardoso de Araujo Silva1, Oliveira, Diogo L. de1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo examinar as percepções dos alunos sobre as características metodológicas e do perfil profissional de seus professores de química. Indagou-se que significados os alunos atribuem ao que se refere a metodologia e conduta profissional dos referidos professores. A investigação foi realizada através de questionário, contendo 6 questões iniciais que serviram para traçar o perfil dos alunos, 8 questões que perguntavam sobre a visão do aluno com relação a disciplina de química e finalizando, assertivas utilizando a escala Likert para avaliar a percepção dos alunos acerca da Metodologia e da Conduta Profissional do docente. Baseado na análise dos dados, ressalta-se a importância de levar em consideração os apontamentos que os alunos fazem de seu professor, com vistas a aumentar as discussões sobre este tema, pois é visível que os discentes, observam continuamente o professor, acompanhando atentamente suas atitudes e conduta como pessoa e profissional.

Palavras-chave:
 Influência na Aprendizagem, Perspectiva do Aluno, Apontamentos, Conduta Profissional, Metodologia de Ensino