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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1758-1

Poster (Painel)


1758-1

Alfabetização Científica e propostas curriculares para o ensino de Ciências

Autores:
Camargo Filho1, Zompero2, Laburú3
1 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2 UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 3 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Os marcos referenciais do Programme for International Student Assessment (PISA), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, abordam a necessidade de Alfabetização Científica e apontam quais as competências seriam necessárias para almejá-la. Assim, buscamos neste estudo responder quais os direcionamentos para a perspectiva de Alfabetização Científica apresentados em documentos oficiais de ensino no Brasil, juntamente com as reformas necessárias para que isso ocorra. Para isso, desenvolvemos um estudo sobre os principais documentos que orientam as propostas curriculares na atualidade, como Parâmetros Curriculares Nacionais Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias, Orientações Curriculares Nacionais, Pacto Nacional para o fortalecimento do Ensino Médio, Marcos teóricos do PISA, com o objetivo de responder ao questionamento proposto.

Palavras-chave:
 Alfabetização Científica, Currículo, PISA


Agência de fomento:
CNPq, UTFPR