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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1754-1

Poster (Painel)


1754-1

A importância da pergunta nas interações discursivas para a elaboração de significados

Autores:
Mariana Sales 1,2, Marcelo Giordan 1
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 PMSBC - Prefeitura do município de São Bernardo do Campo

Resumo:
O presente artigo trata da importância da pergunta nas interações discursivas para a elaboração de significados. Para tanto, foram analisados recortes de episódios em que a situação de ensino pressupõe a investigação sobre a ação dos fungos em alimentos industrializados e caseiros em diferentes condições de armazenamento. A perspectiva teórico- metodológica adotada foi a sóciocultural (GIORDAN, 2008). A análise dos dados considerou a abordagem comunicativa proposta por Mortimer e Scott, aliada a uma típica variante discursiva recorrente em sala de aula, descrita como IRF por Sinclair e Coulthard e como IRA por Mehan. Os dados foram coletados por meio de vídeogravação, com posterior transcrição, em uma escola pública de São Bernardo do Campo, com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (5º ano do Ensino Fundamental). Observou-se que as perguntas contidas nos episódios levaram, sobretudo, ao padrão de interação típico em sala de aula, IRF.

Palavras-chave:
 Interações Discursivas, Pergunta, Significado, Ensino Fundamental I, Relações de Poder