Poster (Painel)
1750-1 | APRENDIZAGEM CRIATIVA E SIGNIFICATIVA COMO ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR CIÊNCIAS COM AS CRIANÇAS: INVESTIGAR, CRIAR, PROGRAMAR | Autores: | Verônica Santos1,2, Eduardo Galembeck1 1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 PMSBC - Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo |
Resumo: A realidade pouco instigante do ensino de ciências, o desinteresse dos alunos para os temas científicos, mesmo em uma idade caracterizada pela curiosidade, gera uma ânsia em averiguar além das causas e constatar as consequências, voltar-nos para as possibilidades de transformação deste fatídico cenário. Assim, buscamos compreender como o trabalho com estratégias de ensino e aprendizagens voltadas para a Aprendizagem Significativa e aprendizagem Criativa podem contribuir para alcançar o objetivo da mudança. Nesta investigação empírica e qualitativa, norteada pela DBR, analisa-se uma sequência didática desenvolvida em um grupo focal composto por 24 alunos de 8 a 10 anos, com tema Artrópodes, que envolveu um processo de pesquisa, discussão argumentativa, exploração do entorno escolar, a robótica educacional, linguagens de programação e produção textual, artística e criativa dos estudantes mediados pela pesquisadora. Os resultados apontam a evidencias de mudanças de posturas e a ocorrência de significativas aprendizagens relacionadas aos conhecimentos científicos. Palavras-chave: Aprendizagens Significativa e Criativa , Ensino de Ciências, Linguagens de Programação |