Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1742-1

Poster (Painel)


1742-1

Contribuições teóricas e metodológicas para o estudo do diálogo entre conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos escolares

Autores:
D. Valderrama-Pérez1, A. Molina Andrade2, C.N. El-Hani1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UDISTRITAL - Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Resumo:
A busca de criar condições para um diálogo entre conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos escolares na aula de ciências coloca tanto questões empíricas, relativas à construção e análise de ambientes de aprendizagem com esse propósito, quanto questões teórico-filosóficas, sobre o que significa um diálogo entre diferentes formas de conhecimento e sua implementação em sala de aula. Nessa comunicação apresentaremos reflexões inicias para essas questões, a partir do diálogo entre duas perspectivas Sul-Americanas no debate sobre as relações entre o ensino de ciências e a diversidade cultural, uma posição epistemológica pluralista pragmática e a perspectiva interpretativa dos conglomerados de relevância. Descrevemos e argumentamos, assim, conceitos e categorias para a configuração e interpretação de abordagens que valorizem os conhecimentos tradicionais no ensino de ciências, e que busquem colocar em diálogo os conhecimentos tradicionais com os conhecimentos científicos escolares.

Palavras-chave:
 Diálogo, Modos de conhecer, Perfil conceitual, Conglomerados de relevância, Interações discursivas


Agência de fomento:
CNPq, COLCIENCIAS