Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1740-1

Poster (Painel)


1740-1

Emergência de episódios argumentativos em sala de aula e suas relações com as interações discursivas e ações pró-argumentativas no ensino de genética.

Autores:
SILVA, G.N.L.1,2, SEPULVEDA, C.A.S.2,1, NUNES-NETO, N.F.1, Oliveira, S. V. 2
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, 3 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 4 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo:
Este trabalho traz resultados parciais de uma pesquisa de mestrado sobre a argumentação no ensino de genética, mais especificamente em uma sequência didática (SD) sobre herança multifatorial. A análise de interações discursivas apontou a ocorrência de onze episódios argumentativos distribuídos ao longo das sete aulas integrantes da SD. Apesar do expressivo número de episódios, os dados analisados sobre a complexidade desses argumentos apontaram que eles se limitavam aos níveis mais básicos estabelecidos por Erduran (2004), variando entre argumentos de 1º e 2º nível, com 8 episódios apresentando apenas os elementos essenciais do argumento (Dado-Justificativa e Conclusão) e somente nos três episódios restantes foram detectadas a ocorrência de qualificador e refutação, o que ainda assim não foi suficiente para se configurar em elaborações argumentativas sofisticadas. Esses dados reiteram a necessidade de trabalhos que auxiliem professores e estudantes no desenvolvimento da prática argumentativa em sala de aula de ciências.

Palavras-chave:
 ações pró-argumentativas, argumentação , ensino de genética, interações discursivas


Agência de fomento:
Capes