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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1739-1

Poster (Painel)


1739-1

Análise do saber relacionado ao conteúdo de ligações iônicas em livros didáticos brasileiros (1936-2013)

Autores:
LIMA, M,I,S1, SILVA, F,C,V2, SIMÕES NETO, J,E3, MELZER, E,E,M4
1 UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 2 UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 3 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 4 UFPR - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

Resumo:
Na presente pesquisa, buscamos analisar o envelhecimento biológico do saber ligações iônicas no processo de transposição didática. Para isso, realizamos um estudo documental em torno de livros didáticos de química brasileiros, publicados entre os anos de 1936 a 2013, e a partir da identificação e leitura do capítulo/tópico relacionado ao conceito, analisamos o envelhecimento biológico do saber em cena, a partir dos trabalhos originais de Berzelius, Thomson, Lewis e Pauling, utilizados como saber de referência. A partir da análise, é possível destacar alguns pontos associados a questão do envelhecimento biológico do saber: os tipos de ligações químicas, iônica, covalente e também metálica, foram incorporados a partir de LD4, de 1954, a teoria do octeto ocupa lugar de destaque nas obras, inclusive posteriores ao processo de envelhecimento biológico do conceito e somente em obras mais atuais as chamadas “exceções à regra do octeto” são apresentadas.

Palavras-chave:
 Transposição Didática, Envelhecimento Biológico, Ligações Iônicas