Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1738-1

Poster (Painel)


1738-1

Descritores de uma prática contextualizada

Autores:
ARNAUD, A. A.2, Leila Inês Follmann1
2 USP - Universidade de São Paulo, 3 UEPG - Universidade Estadual de Ponta Gross

Resumo:
O processo de ensino aprendizagem realizado hoje nas escolas brasileiras é resultado do que orientam os documentos oficiais de ensino, tais como, a LDB, os PNCEM, e as Orientações Curriculares, esses documentos evocam um ensino que deve ser contextualizado mas pouco esclarecem sobre o processo pra se realizar em sala de aula. Nesse sentido surge a proposta de criação de descritores de uma prática contextualizada, e apresentar o processo de construção de tais descritores é o objetivo deste trabalho. Para tal buscou-se em autores da área de ensino de ciências e química as concepções de contextualização, a análise de tais concepções revelou uma contextualização dividida em 4 categorias emergentes, que denominamos eixos de contextualização. Os eixos aliados as competências alcançadas por meio da contextualização, originaram 15 descritores de uma prática contextualizada que buscam auxiliar o desenvolvimento de práticas e de uma escola interventora na comunidade em que se localiza.

Palavras-chave:
 prática contextualizada, eixos de contextualização, descritores