Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1737-1

Poster (Painel)


1737-1

Análise da Dinâmica Discursiva sobre as Interações em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Contexto da Licenciatura em Química

Autores:
BEZERRA, B.H.S1, AMARAL, E.M.R.2
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo:
Essa investigação é parte de uma pesquisa mais ampla de mestrado, circunscrita num conjunto de reflexões sobre ensino de química na perspectiva CTS que assumiu como objetivo analisar como a inclusão do tema “Abordagens de ensino na perspectiva CTS” pode contribuir para possíveis mudanças ou reconstruções de visões de licenciandos sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações. Para isso, foi planejado e realizado um processo formativo com objetivo de discutir aspectos teóricos e metodológicos que balizam o ensino de ciências na perspectiva CTS e problematizar visões ingênuas e descontextualizadas sobre CTS, histórica e culturalmente construídas. Participaram dessa investigação estudantes do 6º período do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na disciplina Instrumentação para Ensino da Química I. Os resultados apontaram possíveis mudanças na concepção dos estudantes, e apropriações do discurso defendido na perspectiva CTS, evidenciados por processos de expansão e contração dialógica do discurso.

Palavras-chave:
 abordagem CTS, Concepções em CTS, formação inicial de professores.


Agência de fomento:
Capes