Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1716-1

Poster (Painel)


1716-1

Ensino de Ciências e Matemática: o currículo em ação e a formação dos estudantes

Autores:
SANTOS, W. A.1, LOBINO, M.G.F.1
1 IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

Resumo:
Balizado na Pedagogia Histórico-crítica e na Pedagogia critico-social dos conteúdos o trabalho destaca o currículo em ação em uma escola da rede municipal de Vitória/ES no quadro do Ensino de Ciências e Matemática. A partir da definição do que seja a especificidade do trabalho educativo escolar e da defesa pela democratização da escola pública por essas vertentes, apresenta-se nuances do currículo em desenvolvimento e suas implicações na formação intelectual dos alunos nesta escola. Como apontamentos, destaca-se a necessidade do aprofundamento por parte da comunidade escolar a respeito da função social da escola e alerta para o imperativo da formação de um professor a favor dos alunos das classes populares.

Palavras-chave:
 ensino de ciências e matemática, currículo em ação, função social da escola


Agência de fomento:
Capes